CESAR ALBUQUERQUE
Formação Clássica pela Escola Municipal de Bailados de São Paulo, coreógrafo, professor e coaching em várias escolas de São Paulo e Interior.
Foi integrante do Ballet Stagium e do Ballet Metropolitano de S.P. sobre a direção de Luisela de Maria. Atuou como coreógrafo e ensaiador convidado da CEDAN de Piracicaba SP.
Diretor Artístico, professor e coreógrafo da Associação Fernanda Bianchini e Coordenador da Cia Ballet de Cegos. Teve seus trabalhos com PCD ́s, apresentados na Alemanha, Londres, México e Polônia, todos voltados à inclusão da Pessoa com Deficiência na Dança.
Sobre o Workshop:
O objetivo é que a atividade proporcione uma experiência de aprendizado diferenciada, com foco na inclusão das pessoas com deficiência. A dança é para todos!
O workshop é para pessoas no meio da dança que queiram trabalhar com inclusão, e que se interessem em fazer uma vivência imersiva e inclusiva, aprendendo como trabalhar com o Método Fernanda Bianchini
JULIANA KLEIN
Bacharel e Licenciada em Dança pela UNICAMP e Licenciada em Educação Física pelo Claretiano. Concluiu a formação em Ginastica Bothmer e o curso de extensão: Fundamentos da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf. Atuou como bailarina em diversos grupos de cultura popular brasileira. Desde 2008 atua como professora em escolas particulares e projetos sociais na área de dança, educação física e circo em São Paulo. Foi professora da Escola Waldorf Rudolf Steiner por 7 anos ministrando aulas de dança e circo para o Ensino Fundamental II e Educação Física para todo o Ensino Fundamental. Além disso, ministrou três disciplinas do curso de Pedagogia da Faculdade Rudolf Steiner: Ludicidade e o Brincar, Danças Brasileiras e Metodologia do Ensino da Educação Física.
Sobre o Workshop:
Neste workshop vamos abordar o que é o lúdico e o que é o brincar, como podemos brincar em roda com nosso corpo e como podemos usar esse corpo que brinca para nos expressar.
MARIA ROSA CALDAS
Educadora sociocultural, pesquisadora e professora de danças e folguedos brasileiros, coreógrafa, dançatriz,comunicóloga, designer, compositora, gravurista, declamadora e (en) cantadora de cordel.
É oriunda de Pernambuco, em uma mistura de sangue agrestino com corpo e mente cafuzos, onde a mais de 30 anos o universo das artes a levou ao mergulho na pesquisa da cultura popular brasileira. A partir dos estudos dos folguedos regionais, bebeu da fonte de significativas manifestações tradicionais de sua região, atuando com a composição corporal, dança, percussão, letras, canto e capacitações socioculturais em variados grupos de Maracatu (Baque solto e Virado), Afoxés, Frevo, Ciranda, entre outros.
Sobre o Workshop:
Objetiva trabalhar o movimento expressivo a partir da musicalidade contemporânea, que bebe da fonte de folguedos e danças tradicionais do Brasil. Perceber seu contexto, enredo e os reflexos no corpo brasileiro, ontem e hoje. Estudar e tomar consciência da expressividade artística de ser indivíduo com formação mista, e da interrelação com seu micro e macrocosmo.
A vivência promove o desenvolvimento da criatividade autoral do corpo-compositor, que cria a sua partitura-própria, desenha seu percurso no espaço e transmite a mensagem conceitual que a obra necessita. A preparação corporal conta com:
a) contextualização sociocultural e histórica;
b) jogos e brincadeiras populares;
c) desenvolvimento expressivo;
d) desenvolvimento rítmico;
e) canto popular;
f) grupo de passos e criação coreográfica.
MÔNICA CARVALHO
Apaixonada pela arte da Dança, encontrou na Dança Circular um caminho poderoso de cura e auto-conhecimento que tem transformado e ressignificado sua vida. Graduada em Educação Física com formação em Danças Circulares Sagradas pela TRIOM (Renata Ramos), Pilates, Yoga, Ballet e Reeducação do Movimento (Método Ivaldo Bertazzo). Focaliza Danças Circulares em grupos regulares e eventos, coordena e facilita curso de Formação para Focalizadores.
Sobre o Workshop:
Experimentar as músicas, os gestos, os ritmos e os passos dos diversos povos, apoiando e sendo apoiado pela roda, faz com que os dançantes entrem quase que imediatamente em um campo de aprendizagem, inspirador e desafiador, conectando as pessoas de forma fluida e acolhedora.
Naturalmente, o simples ato de dançar junto aproxima fronteiras.
Ao entrar numa roda de Dança Circular aprendemos sobre o espaço do outro e o nosso. Como respeitar, cuidar, amparar, acolher, conviver. Vivenciamos a diversidade e honramos as diferenças.
SÁBADO - 01/07
09h00 às 09h30 | Credenciamento
09h30 às 12h00 | Ludicidade e o Brincar: brincando com o corpo na roda da dança - Juliana Klein
12h00 às 14h00 | Almoço
14h00 às 15h00 | Alumni - Iago Felício
15h00 às 17h30 | A Dança Para Todos - Método Fernanda Bianchini - Cesar Albuquerque
DOMINGO - 02/07
09h00 às 11h30 | As Danças Circulares dos Povos - Mônica Carvalho
11h30 às 13h30 | Almoço
13h30 às 17h00 | Danças e Folguedos Tradicionais do Brasil - Corpo Brasileiro - Maria Rosa Caldas
Confira alguns depoimentos de quem participou da última Mostra NAE!
CONHEÇA O LOCAL DO EVENTO
Preencha os dados abaixo para realizar sua inscrição na IV Mostra NAE
® Todos os direitos reservados.